[Rito da Celebração do Casamento Sem Missa]

A celebração do casamento sem a missa, se dar em mesma organização e cuidado.

Não se deva omitir nenhuma das partes prescritas bem como as leituras.

A entrega da comunhão fica a cargo do presidente da celebração, caso os noivos estejam preparados recebem a eucaristia. 

O presidente se diácono for, revista-se de estola diaconal e dalmática. 

Se aquele que assiste e preside, é um presbítero, revista-se de alva (ou batina e sobrepeliz), junto com estola e pluvial.

P: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T: Amem.

P: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

T: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

P: N. e N., a Igreja toma parte na vossa alegria e acolhe‐vos de coração magnânimo, bem como aos vossos familiares e amigos, no dia em que diante de Deus, vosso Pai, ides constituir entre vós uma comunhão de toda a vida. O Senhor vos atenda neste dia de felicidade, derrame sobre vós as bênçãos do Céu e seja o vosso guia. Ele vos conceda quanto deseja o vosso coração e realize todos os vossos desígnios.

T: Amem.

Oração

P: Atendei, Senhor, as nossas súplicas, derramai, benignamente, a vossa graça sobre os vossos servos N. e N., que hoje se unem em matrimônio junto do vosso altar e confirmai‐os no amor fiel e santo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

T: Amem.

Liturgia da Palavra

Leitura do Livro do Gênesis    (Gn 2, 18-24) 

O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada."
Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome.
O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada.
Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.
E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.
"Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem."
Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.

Palavra do Senhor

T: Graças a Deus.

Virão adorar­-vos, Senhor, todos os povos da terra.

Ó Deus, concedei ao rei o poder de julgar e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça e os vossos pobres com equidade.

Virão adorar­-vos, Senhor, todos os povos da terra.

Florescerá a justiça nos seus dias e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Ele dominará de um ao outro mar, do grande rio até aos confins da terra.

Virão adorar-vos, Senhor, todos os povos da terra.

Os reis de Társis e das ilhas virão com presentes, os reis da Arábia e de Sabá trarão suas ofertas.
Prostrar-­se diante dele todos os reis, todos os povos o hão­ de servir.

Virão adorar-vos, Senhor, todos os povos da terra.

Socorrerá o pobre que pede auxílio e o miserável que não tem amparo.
Terá compaixão dos fracos e dos pobres defenderá a vida dos oprimidos.


Virão adorar­-vos, Senhor, todos os povos da terra.

Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos (Ct 2,8-10.14.16 8, 6-7)

Oh, esta é a voz do meu amado! Ei-lo que aí vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas.
Meu amado é como a gazela e como um cervozinho. Ei-lo atrás de nossa parede. Olho pela janela, espreito pelas grades.
Meu bem-amado disse-me: Levanta-te, minha amiga, vem, formosa minha.
Minha pomba, oculta nas fendas do rochedo, e nos abrigos das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz. Tua voz é tão doce, e delicado teu rosto!
Meu bem-amado é para mim e eu para ele; ele apascenta entre os lírios.
Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre os teus braços; porque o amor é forte como a morte, a paixão é violenta como o cheol. Suas centelhas são centelhas de fogo, uma chama divina.

As torrentes não poderiam extinguir o amor, nem os rios o poderiam submergir. Se alguém desse toda a riqueza de sua casa em troca do amor, só obteria desprezo.

Palavra do Senhor

T: Graças a Deus.

Evangelho (Mt 7, 21.24‐29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Levanta-te, minha amada, minha rola.
Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

O Senhor esteja convosco.

T: Ele está no meio de nos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.

T: Gloria a Vos Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.

Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.

Palavra da Salvação

T: Glória a Vos Senhor.

- Homília 

Rito Sacramental 

P: Noivos caríssimos, viestes à casa da Igreja, para que o vosso propósito de contrair Matrimônio seja firmado com o sagrado selo de Deus, perante o ministro da Igreja e na presença da comunidade cristã. Cristo vai abençoar o vosso amor conjugal. Ele, que já vos consagrou pelo santo Batismo, vai agora dotar-vos e fortalecer-vos com a graça especial de um novo sacramento para poderdes assumir o dever de mútua e perpétua fidelidade e as demais obrigações do Matrimônio.  Diante da Igreja, vou, pois, interrogar-vos sobre as vossas disposições.

Diálogo e Consentimento

P: N. e N., viestes aqui para celebrar o vosso Matrimônio. É de vossa livre vontade e de todo o coração que pretendeis fazê-lo?

Cada um dos noivos respondem.

Noivos: Sim.

P: Vós que seguis o caminho do Matrimônio, estais decididos a amar-vos e a respeitar-vos, ao longo de toda a vossa vida?

Noivos: Sim.

A pergunta a seguir é feita de acordo com a necessidade, caso o casal já seja de idade avançada omiti-se. 

P: Estais dispostos a receber amorosamente os filhos como dom de Deus e a educá-los segundo a lei de Cristo e da sua Igreja?

Noivos: Sim.

P: Uma vez que é vosso propósito contrair o santo Matrimônio, uni as mãos direitas e manifestai o vosso consentimento na presença de Deus e da sua Igreja.

Os noivos dão-se as mãos.

Noivo: Eu N., recebo-te por minha esposa a ti N., e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Noiva: Eu N., recebo-te por meu esposo a ti N., e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

P: O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus que abençoou os nossos primeiros pais no paraíso confirme e abençoe em Cristo este compromisso que manifestastes perante a Igreja. Ninguém separa oque Deus uniu.

Bênção e Entrega das Alianças

P: Derramai, Senhor, a vossa bênção sobre estas alianças + que abençoamos em vosso nome, para que os esposos que as vão usar, guardando íntegra fidelidade um ao outro, permaneçam na vossa paz, obedeçam à vossa vontade e vivam sempre em mútua caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amem. 

Então o esposo coloca a aliança no dedo anelar esquerdo da esposa, dizendo: 

Esposo: N., recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Então a esposa coloca a aliança no dedo anelar esquerdo do esposo, dizendo:

Esposa: N., recebe esta aliança como sinal do meu amor e da minha fidelidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Oração Universal


P: Irmãos caríssimos: Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar o amor dos nossos irmãos N. e N., confiemo-los ao Senhor, dizendo:


T: Senhor, atendei a nossa prece. 

Para que os nossos irmãos N. e N., unidos em santidade pelo Matrimônio, possam alegrar-se com a salvação eterna, oremos ao Senhor.

T: Senhor, atendei a nossa prece. 

Para que abençoe a sua aliança, como Se dignou santificar as núpcias em Caná da Galileia, oremos ao Senhor.

T: Senhor, atendei a nossa prece. 

Para que vivam num perfeito e fecundo amor, gozem de paz e proteção, e dêem bom testemunho de vida cristã, oremos ao Senhor. 

T: Senhor, atendei a nossa prece. 

Para que o povo cristão progrida sempre na virtude e aos que vivem oprimidos por várias necessidades seja concedido o auxílio da divina graça, oremos ao Senhor.

T: Senhor, atendei a nossa prece. 

Para que todos os esposos aqui presentes sintam hoje renovada pelo Espírito Santo
a graça do seu Matrimônio, oremos ao Senhor.

T: Senhor, atendei a nossa prece. 

P: Ouvi, Senhor, as nossas preces. Ajudai-nos a vos louvar na alegria, a vos procurar nos momentos tristes e sentir vossa presença em nossa vida de trabalho. Isso vos pedimos por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, na unidade do Espírito Santo.

T: Amem.

P: Confiantes, elevemos ao Pai a oração que o seu Filho nos ensinou:

T: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

P: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.

T: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!

Bênção Nupcial

Os esposos se ajoelham, para a bênção nupcial.

Os que são ditos entre parenteses, pode ser omitido de acordo com o casal, dada idade avançada.

O presidente estende as duas mãos aos esposos.

Ó Deus, que, criando o homem á vossa imagem, homem e mulher os criastes para que, unidos num só coração e numa só carne, cumprissem na terra a sua missão: abençoai agora estes vossos filhos, estendendo sobre eles vossa mão protetora. Concedei a N. e N., que, pelo sacramento do matrimônio, comuniquem um ao outro os dons do vosso amor, e, sendo um para o outro um sinal de vossa presença, se tornem um só coração e uma só alma.
Concedei-lhes também que sustentem com seu trabalho o lar hoje fundado (e eduquem seus filhos segundo o evangelho, a fim de participarem, no céu de vossa família).
Dignai-vos derramar vossa bênção sobre esta vossa filha N., para que cumprindo a missão de esposa (e mãe), aqueça o lar com sua ternura e adorne com sua graça.
Acompanhai também, com vossa bênção este vosso filho N., para que cumpra com fidelidade e solicitude os deveres de esposo (e de pai)
Enfim, ó Pai celeste, concedei a N. e N., que hoje se uniram em vossa presença (e vão se aproximar da mesa sagrada), a graça de participarem um dia do banquete do céu. Por Cristo, nosso Senhor. 

T: Amem.

Caso os esposos forem comungar, se prossegue o rito, caso não se esteja preparado, se concede a bênção final.

Comunhão

Caso os esposos forem comungar, se prossegue o rito.

P: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.

A seguir toma a hóstia sobre a âmbula, eleva-a um pouco e diz: 

P: Felizes os convidados para a ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

Então o presidente entrega a comunhão aos noivos

P: Senhor, que nos fizestes participantes da vossa mesa, concedei a estes vossos servos, hoje unidos pelo sacramento do Matrimônio, que, vivendo sempre em união convosco, dêem a todos bom testemunho do vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T: Amem. 

Bênção Final

P: O Deus todo-poderoso vos conceda a sua alegria e vos abençoe em vossos filhos.

T: Amem. 

P: O Filho de Deus vos abençoe com solicitude na alegria e na tristeza.

T: Amem.

P: O Espírito Santo derrame, sem cessar, a caridade em vossos corações.

T: Amem.

P: E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

T: Amem. 

P: Glorificai o Senhor com vossa vida. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. 

T: Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário